domingo, novembro 18, 2018
Home > Alepe > Teresa Leitão elogia alunos por desfecho de ocupações nas escolas estaduais

Teresa Leitão elogia alunos por desfecho de ocupações nas escolas estaduais

O acordo realizado entre os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Martins Júnior, no Recife, e a Secretaria de Educação, que encerrou a ocupação na instituição, foi elogiado pela deputada Teresa Leitão (PT), na Reunião Plenária da última quarta (21). A iniciativa permitiu a volta às aulas, no último dia 18, e foi semelhante à de outras três escolas de referência do Estado – Alfredo Freyre, Ginásio Pernambucano e Silva Jardim.

Segundo a parlamentar, o acordo realizado entre as partes mostra a maturidade do processo de negociação e a dimensão educativa da manifestação feita pelos estudantes. “Alguns pontos que eram tabu, como a restrição à criação de grêmios estudantis nas escolas de referência, agora fazem parte desse compromisso”, apontou.

A negociação foi mediada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a participação da Assembleia Legislativa, Defensoria Pública do Estado e outras instituições. Das 11 escolas que foram ocupadas no Estado, outras cinco seguem dialogando com a Secretaria e em apenas duas delas – Erem Cândido Duarte e Escola Estadual Barbosa Lima – não se chegou a um acordo.

Teresa informou, ainda, que o compromisso firmado pelo Governo incluiu melhorias na infraestrutura e na manutenção dos estabelecimentos de ensino, a emissão de certificado de conclusão do Ensino Médio até fevereiro de 2017 e a criação de instrumento de avaliação dos gestores das escolas, considerando a opinião dos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *