quarta-feira, março 20, 2019
Home > Destaque > Os queridinhos do Enem: saiba quais assuntos têm mais chance de serem cobrados na prova de domingo

Os queridinhos do Enem: saiba quais assuntos têm mais chance de serem cobrados na prova de domingo

Stoodi disponibiliza guia dos temas que mais caíram nas últimas edições e que têm maior probabilidade de serem cobrados nesta prova

Se você é um dos mais de seis milhões de candidatos aptos a fazerem a prova neste ano, o Stoodi – plataforma de educação a distância com foco em Enem e pré-vestibular – preparou algo de seu interesse: um levantamento detalhado sobre os assuntos que mais caíram nas últimas edições do Enem, e que, portanto, têm maior probabilidade de serem cobrados nesta prova.

Este conteúdo pode ajudá-lo a identificar quais assuntos podem ser alvo daquela última revisão antes da prova.

1) Caderno de Matemática e Suas Tecnologias

A prova de Matemática e suas Tecnologias também compreende 45 questões de múltipla escolha. De acordo com o levantamento de anos anteriores, as áreas mais cobradas são:

Matemática Básica – Quase metade das questões cobradas neste caderno nos últimos anos se referiam à Matemática Básica, exigindo conhecimento em leitura e interpretação de gráficos, porcentagem, razões e proporções, equações (do 1º e 2º grau), regra de três e sistema de medidas.

Geometria – As perguntas relacionadas a Geometria podem abordar tanto a geometria plana – com destaque para quadriláteros notáveis e círculos –, quanto a geometria espacial – prismas e cilindros – e a geometria analítica. Dica: sobre este setor, que corresponde a 25% do acumulado de questões das últimas provas, os assuntos mais importantes para a revisão são: áreas de figuras planas e volumes de figuras geométricas.

Álgebra – Com o equivalente a 21% das perguntas cobradas em edições anteriores, as questões de Álgebra envolvem situações-problema que cobram elementos como: análise combinatória, probabilidade, funções de 1º e 2º grau, progressão aritmética e progressão geométrica, inequações, logaritmos e matemática financeira, sendo os dois primeiros os mais importantes para focar durante a revisão.

Dica do que estudar envolvendo Matemática Básica, Geometria e Álgebra – Como são áreas que concentram mais de 90% do que tem sido cobrado neste caderno, o Stoodi dá dicas de quais subtemas você deve focar seus esforços.

– Leitura e interpretação de gráficos
– Porcentagem
– Razão entre grandezas
– Regra de 3
– Área de figuras planas
– Sistemas de medidas
– Volumes de figuras geométricas
– Análise combinatória
– Probabilidade

Estatística – Neste setor da Matemática, que ocupa 7% do conteúdo cobrado nos últimos anos do Enem, costuma aparecer questões sobre média, moda e mediana. Uma boa dica é dar uma olhada nas aulas de medidas para dados simples e medidas para dados agrupados. Outro assunto que também é cobrado, mas em menor incidência (1%), é a Trigonometria.

2) Caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Finalmente, a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é também formada por 45 questões de múltipla escolha sobre Física, Química e Biologia. Confira os assuntos mais cobrados dentro de cada disciplina.

Física

Disciplina que estuda os fenômenos naturais a partir de diferentes perspectivas, a Física esteve presente em 27% de todas as questões deste caderno nas últimas edições do Enem. A dica em Física é observar os aspectos em que ela está presente no nosso cotidiano e relacioná-las com as fórmulas. Os temas mais abordados dentro desta área do conhecimento são:

– Mecânica: 35%
– Eletricidade: 19%
– Ondulatória: 17%
– Termologia: 15%
– Óptica: 9%
– Magnetismo: 3%
– Física Moderna: 2%

Biologia

Esta área, responsável por 31% de todas as perguntas feitas nos últimos anos neste caderno do conhecimento, é formada por assuntos que envolvem conceitos, cálculos, metodologia científica, leitura e interpretação de gráficos, imagens, tabelas, mas, principalmente, a consciência crítica de que somos parte do ambiente em que vivemos.

Uma dica valiosa para as questões envolvendo Ecologia, o assunto campeão de incidência nos últimos anos (38% das questões do caderno): analise as questões com olhar crítico em relação às atividades humanas e a preservação do meio ambiente. Confira o levantamento do Stoodi sobre os outros temas mais cobrados em Biologia nos últimos anos:

– Histologia, anatomia e fisiologia: 12%
– Citologia e bioenergética: 10%
– Microbiologia e parasitologia: 7%
– Genética: 7%
– Biotecnologia e engenharia genética: 6%
– Evolução: 6%
– Bioquímica: 4%
– Embriologia e reprodução (animal e humana): 3%

Química

Presente em 42% das perguntas feitas dentro do caderno de Ciências da Natureza nas últimas edições do Enem, a Química pode ser descrita como o estudo da composição da matéria e sua transformação. Dica: quando se fala em Química, logo pensamos em experimentos mirabolantes, no entanto, a exemplo da Física, saiba que ela está presente até mesmo no seu corpo, por meio de reações diversas. Com base nas questões das últimas edições, os subtemas mais cobrados foram:

– Química Orgânica: 36%
– Transformações Químicas: 20%
– Eletroquímica: 10%
– Forças Intermoleculares: 9%
– Cálculos Estequiométricos: 6%
– Poluição Ambiental: 6%
– Cálculos de Concentração: 6%
– Radioatividade: 4%
– Termoquímica: 3%

Sobre o Stoodi

Lançado em 2013, o Stoodi é uma startup de educação a distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo. A plataforma nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país, oferecendo uma plataforma intuitiva e acessível para facilitar a vida dos estudantes em fase pré-vestibular e de alunos do ensino médio que precisam de reforço escolar. A plataforma já conta com 800 mil alunos cadastrados e 40 milhões de aulas assistidas, que correspondem a 5 milhões de horas de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *