sábado, outubro 20, 2018
Home > Cultura > “Levada” em honra de São Gonçalo do Amarante

“Levada” em honra de São Gonçalo do Amarante

De carro, moto ou bicicleta. O veículo não importava, mas sim a fé dos que estiveram presentes, no último domingo (8), na primeira parte das comemorações pela 156ª festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro do município de Itapissuma, no Litoral Norte do Estado. Após uma missa celebrada na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, no Centro da cidade, às 7h, uma procissão motorizada partiu às 9h30.

O público e algumas autoridades públicas seguiram em cortejo um carro do Corpo de Bombeiros que carregava o andor da imagem do santo, passando pelas principais ruas do município até chegar à Capela de São Paulo Apóstolo, situada no Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, às 11h. Ao todo foram dez quilômetros de trajeto.

Na ilha, a imagem foi acolhida pela comunidade da paróquia. “É um dia muito esperado por todos, principalmente agora que estamos passando por um momento em que é preciso ter mais esperança, confiança e fé para buscar paz e alegria”, declarou o padre Ivan Maciel, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo que rezou a missa da manhã e acompanhou todo o cortejo.

O evento que ocorreu é conhecido como ‘levada’, em que a imagem faz o caminho entre Itapissuma e Itamaracá por terra. No próximo dia 15 de janeiro, às 16h, acontece a ‘buscada’, que costuma atrair cerca de dez mil pessoas, tanto de Pernambuco quanto de Estados vizinhos, fazendo o caminho de volta. Só que pelo mar.

Fonte: FolhaPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *