segunda-feira, março 25, 2019
Home > Destaque > Fiéis celebram São Gonçalo do Amarante com missa e cortejo marítimo em Itapissuma

Fiéis celebram São Gonçalo do Amarante com missa e cortejo marítimo em Itapissuma

Dando continuidade à tradição herdada dos portugueses, fiéis celebram, neste domingo (6), a 158ª edição da Festa de São Gonçalo do Amarante, no Litoral Norte de Pernambuco.

Além das missas, há um cortejo marítimo para atravessar o Canal de Santa Cruz em direção à Matriz Paroquial de São Gonçalo, em Itapissuma, no Grande Recife, marcado para o dia 14 de janeiro.

As festividades tiveram início às 7h deste domingo (6), com uma missa celebrada pelo pároco de Itapissuma, Padre Ivan Maciel. Apesar de não ser canonizado pela Igreja Católica, São Gonçalo é reconhecido como santo pelo povo do município.

Houve, ainda, recitação do terço e a levada da imagem do santo conhecido como casamenteiro até a Comunidade de São Paulo, no Forte Orange, em Itamaracá, na Região Metropolitana. Dezenas de carros e motocicletas participaram da levada de São Gonçalo até a comunidade.

Cortejo marítimo

A festa continua no dia 14 de janeiro, com a concentração para a buscada fluvial, a partir das 15h, na Capela São Paulo, em Itamaracá. O cortejo marítimo se encerra com a chegada da imagem até a Matriz Paroquial de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma.

Por volta das 18h, está prevista uma missa campal, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Em seguida, o Padre João Carlos faz um show para os fiéis.

Fonte: G1-PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *