quarta-feira, dezembro 19, 2018
Home > Destaque > Economia Pernambucana deve crescer 1,7% em 2018, diz Ceplan

Economia Pernambucana deve crescer 1,7% em 2018, diz Ceplan

2018 deverá ser um ano de crescimento para economia pernambucana e nacional, segundo avaliação da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento. Para o economista e sócio-diretor da empresa de consultoria, Jorge Jatobá. O desempenho das indústrias naval, automotiva, petroquímica, petróleo e gás, e o crescimento do setor de serviços deverá impulsionar a economia pernambucana no próximo ano, que deverá crescer 1,7%. Em nível nacional, o crescimento projetado é 1,9%, sendo fortemente influenciado pela agropecuária.

O otimismo quanto ao crescimento econômico estadual se deve, em boa parte, aos sinais positivos emitidos ainda no primeiro semestre deste exercício. De acordo com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), nos primeiros seis meses deste ano, Pernambuco cresceu 2,3%, quando em comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Investimentos atraídos para o Estado entre 2007 e 2014 começaram a maturar e a mostrar o resultado, como é o caso da Refinaria Abreu e Lima, em Suape, e a fábrica da Jeep, em Goiana. A nova base da economia pode atrair novos investimentos e adensar as cadeias recém-instaladas”, ressaltou Jatobá. Apesar disso, ele destaca que os maiores desafios da economia estadual serão o reaquecimento do setor da construção civil e a redução do desemprego, que chegou a 18,8% no segundo trimestre do ano.

Fonte: Portal 247

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *