quarta-feira, fevereiro 20, 2019
Home > Destaque > Visita técnica definirá ações de preservação de ossadas em Itamaracá

Visita técnica definirá ações de preservação de ossadas em Itamaracá

Uma visita técnica que será realizada na próxima quarta-feira será o primeiro passo para definir como será preservada as ossadas encontradas no Sítio Histórico da Igreja de Vila Velha, na Ilha de Itamaracá.Prefeitura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Fundarpe participarão da ação, para identificar quais as intervenções necessárias para que o acervo seja protegido.

As observações iniciais apontam para a existência de, ao menos, cinco ossadas humanas. “O que sabemos é que, no século 19, muitas pessoas costumavam ser enterradas no entorno da igreja, portanto esses restos mortais podem datar daquela época”, afirmou o secretário de Turismo de Itamaracá, Bruno Reis. O orçamento necessário para as obras que precisam ser feitas, só será definido após a elaboração de um projeto técnico, que ficará a cargo do Iphan e da Fundarpe.

O secretário explicou que a área terá o isolamento reforçado e que as ossadas expostas serão cobertas com a areia da região, até que o corpo técnico defina a melhor maneira de manter o material seguro. Reis também informou que a prefeitura reunirá a comunidade para pedir a colaboração das pessoas e evitar que o perímetro protegido seja varrido ou sofra outras violações. “Queremos sensibilizar as pessoas para a importância histórica deste achado, que precisa ser preservado”, destacou Bruno Reis

Fonte: FolhaPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *