sábado, Fevereiro 24, 2018
Home > Paulista > Trânsito e transportes: há um caminho?

Trânsito e transportes: há um caminho?

Como andam as políticas de Trânsito e Transportes em Paulista? O processo de municipalização deste setor no país demanda mais autonomia para as Prefeituras, com planejamento, estudo técnico sobre mobilidade, acessibilidade, linhas em operação e organização do sistema de transporte. Em nossa avaliação, Paulista goza de uma boa malha viária, mas é órfão nos setores de trânsito e transportes.

Quando ocupamos a Diretoria de Transportes no primeiro governo do Prefeito Yves, propusemos a realização de um estudo de demanda do sistema municipal de transportes, o qual seria feito por técnicos da UFPE, capitaneado pelo ex-secretário de transportes de Olinda, Osvaldo Lima Filho, um dos maiores especialistas de transporte público do país. Na época, o atual Prefeito afirmou que era muito caro e oneroso a realização de tal estudo e o mesmo não foi realizado.

Mesmo diante da vinda do terminal da PE-22 em Paulista, apenas parte dos problemas foram solucionados ou diminuídos, mas um dos principais (o transporte municipal entre bairros) está longe de ser resolvido. É praticamente impensável que em pleno século XXI, Paulista conviva com um transporte local tão atrasado como o que existe aqui. Cidades de médio porte em todo o Brasil, desde muito, já não convivem com Kombis, Vãs e veículos deste porte. Mas isso exige muito mais do que decisão política dos gestores, mas um conjunto de políticas e programas para o setor.

 



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *