sábado, Maio 26, 2018
Home > Educação > Tablets para 170 mil estudantes de escolas públicas do Estado

Tablets para 170 mil estudantes de escolas públicas do Estado

Cerca de 170 mil alunos de 2º e 3º anos do ensino médio das escolas estaduais vão receber, no próximo ano letivo, um tablet, computador portátil que permite acesso à internet e às redes sociais. A iniciativa é inédita nas escolas públicas do País. A entrega dos equipamentos acontecerá entre os meses de março e julho e representará um investimento da ordem de R$ 170 milhões. Neste sábado (19), o governo do Estado publica no Diário Oficial o edital de licitação para a compra dos tablets.

O Programa Aluno Conectado foi lançado nesta sexta-feira (18) pelo governador Eduardo Campos, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. A princípio, os equipamentos serão concedidos aos estudantes em regime de empréstimo, enquanto estiverem matriculados no ensino médio estadual. Aqueles, entretanto, que alcançarem a aprovação no 3º ano do ensino médio não vão precisar devolver os tablets. Eles receberão, ao final do curso, um termo de doação do equipamento.

“Estamos trabalhando para estabelecer um outro padrão de educação e de acesso à informação. Para muitos alunos, esse será o primeiro computador da família. O uso da tecnologia é fundamental não só para estimular a aprendizagem em sala de aula, mas para preparar melhor o aluno para os desafios profissionais”, afirmou o governador.

Os computadores terão especificações de segurança para inibir a ação de assaltantes. Eles terão um chip de localização e poderão ser desconfigurados e inutilizados, em caso de roubo. Além dos livros escolares em formato digital, os tablets também contarão com softwares educativos. O governador ressaltou que o uso do equipamento também terá um reflexo importante na redução da evasão escolar. “É um incentivo a mais para o estudante permanecer na sala de aula”.

Do NE10 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *