sexta-feira, abril 19, 2019
Home > Recife > Proibidos de fechar ruas, taxistas protestam sem carro

Proibidos de fechar ruas, taxistas protestam sem carro

Um grupo de taxistas realiza, nesta segunda-feira (8), um protesto a pé e de bicicleta pelas ruas do Recife. Uma liminar, concedida pela 7ª Vara da Fazenda Pública, impede que o grupo feche totalmente vias da cidade, como foi feito com carros na segunda-feira (1º).

A concentração do ato aconteceu na Praça do Derby, na região central da capital pernambucana. Por volta das 10h, o grupo saiu em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista, em direção à Prefeitura do Recife.

Os manifestantes levaram cartazes com palavras de ordem e um caixão, com o sinal luminoso, conhecido como miador. Nas faixas, era possível ler o pedido para que a prefeitura regulamente a Lei nº 18.528 /2018, que trata sobre aplicativos de transporte privado de passageiros.

No carro de som, os organizadores do ato criticaram a falta de cadastro e a fiscalização de motoristas de aplicativos de transporte privado e pediram mudanças na legislação sobre os táxis.

A Polícia Militar e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) acompanham o ato, mas não informaram o número de pessoas que participam do protesto.

Por telefone, o juiz Luiz Rocha, autor da liminar, explicou que os taxistas não são impedidos de protestar e que a decisão visa impedir o bloqueio por horas de uma via, causando prejuízos à população.

“Todas as caminhadas devem ser organizadas pela polícia de trânsito para evitar conflitos. Não é proibido caminhar pela avenida, o problema é privatizar a via em detrimento de interesses de uma categoria”, afirmou.

Regulamentação de apps vira lei

Em novembro de 2018, a Prefeitura do Recife sancionou a lei que regulamenta o transporte de passageiros por aplicativos no Recife. O texto foi aprovado em segunda votação pela Câmara dos Vereadores.

Com a sanção, empresas que operam o serviço são obrigadas a fornecer à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) um banco de dados com o credenciamento dos motoristas cadastrados na capital pernambucana.

Fonte: G1-PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *