quinta-feira, setembro 20, 2018
Home > Recife > No Morro, o ensaio João Paulo-Silvinho

No Morro, o ensaio João Paulo-Silvinho

“O senhor vai ser candidato no ano que vem, não vai?”. Essa foi à frase mais ouvida por quem acompanhou a procissão de Nossa Senhora da Conceição, na tarde de quinta-feira (8), que saiu do Parque da Jaqueira em direção ao Morro da Conceição, em Casa Amarela. O alvo das indagações era o ex-prefeito do Recife e deputado federal João Paulo Lima e Silva (PT), que seguindo as recomendações de petistas gabaritados, resumia, com um sorriso: “Não sei ainda”.

Durante os dois quilômetros de procissão, o deputado foi constantemente parado pelos populares. Ao seu lado, como se fosse um parceiro antigo, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), que alimenta o sonho de figurar numa composição com o petista, já que seu partido não admite a possibilidade de apoiar o atual prefeito, João da Costa (PT), que ficou em São Paulo cuidando de problemas particulares.

Questionados se a caminhada lado a lado seria um teste de aceitação da futura chapa, João Paulo, mais uma vez, desconversou. “Esse é um evento religioso, ano passado viemos juntos e esse ano estamos repetindo a dobradinha”, afirmou o ex-prefeito, que – demonstrando sintonia com o colega – vestia uma camisa azul clara, enquanto Silvio Filho optou por uma branca, cores da santa reverenciada. “Não existe um cenário de sucessão ainda definido. Eu e João Paulo estamos atuando em parceria na comissão de mobilidade. Eu aqui na Assembleia e ele lá na Câmara Federal”, limitou-se a afirmar Silvinho, como é conhecido o deputado estadual.

Calçados com tênis de corrida, próprios para encarar a longa caminhada, os dois quase não se separaram. João Paulo, a cada abordagem popular, fazia questão de apresentar o colega. “Esse aqui é o deputado Silvio Costa Filho, você conhece? Está fazendo um excelente trabalho na Assembleia”, dizia o deputado federal. Moradora do bairro de Casa Amarela, a dona de casa Rita Maria de Assis, 76 anos, não desgrudou um minuto do ex-prefeito. “Eu voto no senhor, viu? Não voto em mais ninguém! Estou com senhor até pra governador”, bradou, para sorrisos do parlamentar.

Diante da ausência do atual prefeito João da Costa, pelo menos um resquício de que, pelo menos na cabeça de alguns, João ainda pode ser João. Procissão preparada para partir, o locutor gritou ao microfone: “Gostaríamos de saudar aqui a presença do ilustre prefeito da cidade, João Paulo”. Até mesmo o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, aplaudiu.

Do JC 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *