segunda-feira, dezembro 10, 2018
Home > Olinda > Mutirão de serviços toma conta da orla de Olinda

Mutirão de serviços toma conta da orla de Olinda

Performance do Homixo (Homem do Lixo), catação de materiais recicláveis por estudantes da rede municipal, desratização, prevenção às arboviroses, educação em saúde e vacinação de cães e gatos tomaram conta da orla de Olinda na manhã desta terça-feira (12.12). A ação, denominada Vigiorla, é resultado de uma força-tarefa da prefeitura. A concentração foi na Praça do antigo quartel da Polícia do Exército, em Bairro Novo.

Coordenada pela Secretaria de Saúde, a ação teve a participação de quase 200 profissionais de diversas secretarias. A iniciativa contou com a distribuição de hipoclorito de sódio e material educativo acerca da posse responsável de animais e acidentes com roedores, entre outras atividades, como: limpeza na orla e dos brinquedos instalados no calçadão.

O serviço de desratização foi realizado no trecho entre as praias dos Milagres (Del Chifre) e Rio Doce. Inspetores da Vigilância Sanitária orientaram os comerciantes sobre higiene.

Agentes Comunitários de Endemias distribuíram panfletos educativos e preservativos, e realizaram vacinação de cães e gatos. A professora Cristiane Castro aproveitou o mutirão. “Eu acho importante esse tipo de ação, pois eu perdi a vacinação animal desse ano e agora eu tive a oportunidade de imunizar meu cachorro”, disse.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, participou da coleta seletiva na orla. “Quero parabenizar todas as secretarias envolvidas nessa atividade e dizer da importância desse trabalho educativo e preventivo, sensibilizando a população para não jogar lixo nos canais, rios e na praia”, enfatizou o gestor, convocando o olindense a também fazer sua parte.

“Essa ação foi uma convocação do prefeito Lupércio. Aproveito para parabenizar todos os profissionais, sob o comando da diretora da Vigilância em Saúde, Mariurcha Dantas, juntamente com o gerente do Centro de Vigilância Ambiental, Henrique Eduardo Silva, que capitanearam toda ação”, elogiou.

O coordenador da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Olinda (COOCENCIPE), Luiz Mauro, também comentou sobre a iniciativa. “Muito importante essa forma de conscientizar a população, porque o lixo na rua traz prejuízo para prefeitura e assim provoca doenças e outros males para o indivíduo”, pontuou o coordenador, que comandou uma equipe de sete catadores.

A Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participou da ação e, por meio de arte educação  contou com a participação do movimento Catamisto ação comandada pelo o artista André Soares Monteiro – Homixo (Homem Lixo). O objetivo foi alertar sobre os perigos que a humanidade corre ao não cuidar da natureza e dos bens não-renováveis.

O evento foi animado pelo grupo de passistas linguarudos de Ouro Preto. O vice-prefeito, Márcio Botelho, a primeira dama, Cláudia Cordeiro, e vereadores da cidade também prestigiaram a programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *