domingo, agosto 19, 2018
Home > Falecimento > Morre em Olinda mestre do maracatu mais antigo do Brasil

Morre em Olinda mestre do maracatu mais antigo do Brasil

O mestre do mais antigo maracatu do Brasil morreu na noite de domingo (15), em Olinda, no Grande Recife. Afonso Gomes de Aguiar Filho, tinha 70 anos, e passou mal em uma festa no Terreiro de São João, comandado por ele, na mesma cidade. Desde 1996, Afonso era a figura principal do Maracatu Leão Coroado, fundado em 1863.

De acordo com Luciano Borges, diretor do Museu do Mamulengo em Olinda, responsável por pesquisas sobre Mestre Afonso, o velório está sendo realizado desde o início da manhã desta segunda-feira (16), no Terreiro de São João, em Águas Compridas. O enterro ocorrerá às 16h30 desta segunda, no cemitério do mesmo bairro.

Luciano Borges informou que Mestre Afonso sofreu um ataque cardíaco, quando participava de uma celebração. Ainda foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Cidade Tabajara, em Olinda, onde faleceu. Ele deixou viúva, filhos e netos.

“Ele estava na celebração e, de repente, caiu, por volta das 18h45 de domingo. Foi levado para a UPA, mas não resistiu. Nunca soube de problema de saúde de Mestre Afonso, que não se queixava nem de dor de dente”, declarou o pesquisador.

Para Luciano, a morte de Mestre Afosno é uma preocupação para os estudiosos da cultura popular de Pernambuco. “Ele não deixou nenhum herdeiro natural para comandar o maracatu, que foi fundado antes da libertação dos escravos e nunca parou de desfilar”, observou.

Borges ressalta, no entanto, que vai ficar a memória de uma pessoa que se dedicou a sua cultura e ao seu povo. “Ele morreu fazendo o que mais amava. Estava no terreiro dele, trabalhando com todas as pessoas de quem gostava“, acrescentou.

Fonte: G1-PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *