quarta-feira, agosto 15, 2018
Home > Brasil > Meio Ambiente e Sustentabilidade

Meio Ambiente e Sustentabilidade

A política pública de maio ambiente já é considerada tão fundamental(ao menos no discurso), que já é apontada pelos teóricos doa assunto como uma dimensãoe não apenas uma simples política. Tão importante que entrou na pauta dasúltimas eleições presidenciais antes mesmo do início da campanha: Marina Silvasaia do governo Lula, por conta de desentendimentos com a então ministra Dilma,acerca da construção de hidroelétricas como a de Belo Monte, na Bacia do Xingu.

As conferências internacionais de Estocolmo-72 e a Rio-92 selaramdefinitivamente a bandeira da “sustentabilidade” na agenda pública mundial, ouseja, a nossa preocupação com o futuro das próximas gerações. O desenvolvimentohoje, não é observado apenas no aspecto econômico, mas no sociocultural,ambiental e científico-tecnológico. A Agenda 21 virou moda na conversa entretécnicos e políticos bem intencionados, mas parece ter caído no esquecimento.

Temas como, o aquecimento global e a camada de ozônio, o desmatamento,o tráfico de animais, os resíduos sólidos, a questão dos recursos hídricos e asfontes energéticas, os transgênicos, o planejamento ambiental nas cidades e nocampo, não são apenas “conversa de ambientalistas”, mas uma preocupação de todaa civilização planetária. Como vivemos, o que bebemos ou como nos alimentamos,o destino que damos aos bens, restos ou descartáveis, tudo isso tem haver com omeio ambiente.

Mas infelizmente, grande parte das pessoas ou instituições só lembram-sedisso na Semana do Meio Ambiente, para fazer eventos-relâmpago, de faz deconta, etc.  Entidades ambientalistas emtodo o planeta vem pautando uma luta em favor de novas demandas, enquanto noBrasil o Código Florestal vem dividindo parlamentares e a sociedade, entreruralistas e defensores da natureza. A política do meio ambiente tem diálogo einterface com todas as outras políticas, num alto grau de interdisciplinaridadee transversalidade; por exemplo: reciclagem (educação ambiental), lixohospitalar (saúde e meio ambiente), energia solar ou eólica (meio ambiente ematriz energética), biocombustíveis (meio ambiente, transportes e energia),Pré-sal (meio ambiente, energia e ciência e tecnologia).  É hora da Gestão Pública (em todos os níveis)elevar a questão ambiental como uma questão relevante, imprescindível noprocesso do ciclo das políticas públicas.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *