domingo, setembro 23, 2018
Home > Destaque > Humberto prevê transferência dos votos de Lula para Haddad

Humberto prevê transferência dos votos de Lula para Haddad

Com a nítida dificuldade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para levar adiante a candidatura à Presidência da República, uma vez que a condenação dele na Lava Jato o enquadra na Lei da Ficha Limpa, os petistas já começaram a assumir a postulação do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), ao Palácio do Planalto no lugar dele. Outra dificuldade, entretanto, será a transferência dos votos de Lula para Haddad. Fato que vem sendo minimizado por líderes da legenda.

Para o senador e candidato à reeleição Humberto Costa (PT), se Lula não puder concorrer, a transferência de votos para o atual candidato a vice acontecerá de forma natural. “Se Lula for, por intermédio de uma violência jurídica, impedido de ser candidato e nós tivermos que optar por um outro nome, eu acredito que esse nome rapidamente vá receber importante transferência de votos e, com isso, vai para o segundo turno. E tem tudo para ganhar a eleição”, afirmou o líder da oposição no Senado, durante agenda com a chapa da Frente Popular nesse domingo (26).

Questionado por jornalistas, ao fim do ato, sobre o pouco conhecimento da população em relação a Haddad, Humberto ponderou que o povo não entende é Lula não ser candidato, muitos menos os motivos que poderiam levar a isto. “Na verdade, as pessoas não estão imaginando que a candidatura de Lula não vai realmente acontecer. E nós temos reforçado essa ideia, que o Brasil precisa de Lula, o povo quer e a lei permite que ele seja candidato. Nós não vamos fazer o que a direita quer, que é queimar etapas. Nós vamos com Lula até onde for possível Lula ser o nosso candidato”, desconversou.

Se vai ser fácil ou não o PT transferir os votos de Lula para Haddad, apenas o tempo irá mostrar. O quadro apresentado pelas últimas pesquisas, contudo, mostram uma divisão do eleitorado. Um levantamento feito pelo Ibope divulgado no último dia 20, mostra um cenário sem Lula e com o ex-prefeito de São Paulo como o candidato do PT, ele aparece com 4% das intenções de votos. Quando o ex-presidente é o candidato, atinge 37%.

Já outro levantamento do Datafolha, também do dia 20, registra Lula com 37,3% das intenções e desses 17,3% declararam que votariam em Haddad caso o líder-mor petista tenha a candidatura indeferida.

Fonte: LeiaJá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *