sábado, Maio 26, 2018
Home > Denúncias > Ex-Deputada Ceça Ribeiro desabafa sobre o Aterro de Igarassu

Ex-Deputada Ceça Ribeiro desabafa sobre o Aterro de Igarassu

A Ex-Deputada Estadual Ceça Ribeiro, eleita por duas vezes, sempre teve como um dos mais importantes focos de seu mandato, a defesa da vida, quando levantava incansavelmente a bandeira da proteção e preservação do meio ambiente.

Por isso, na maioria das vezes, ir de encontro a interesses políticos e financeiros de muitos, foi tachada de ser contra ao desenvolvimento da vinda de indústrias para sua região. Perguntada sobre sua luta para que o Aterro de Igarassu não se instalasse na localidade em que se encontra, ela desabafa dizendo que árduo foi seu trabalho, mas que não poderia de forma alguma ficar passiva ao crime ambiental que o referido empreendimento traria não só para Igarassu, mas para diversas cidades da RMR.

O PE da Gente Perguntou o porquê, e ela respondeu dizendo que o Aterro foi construído sobre lençóis freáticos e há poucos metros do Rio Arataca, onde este se encontra com a Barragem de Botafogo que leva água para torneiras das cidades até o Recife. Portanto, como acidentes acontecem, a manta que foi colocada entre o solo e o lixo, a qualquer momento pode sofrer um rompimento.

“Os riscos são grandes e iminentes. Mas como existem desde o início muitos interesses políticos e financeiros, o respeito ao meio ambiente e principalmente às pessoas das comunidades em torno do Aterro não foram levadas a sério”.

A licença de funcionamento não seria da competência do CPRH, mas de um órgão federal, pela localização do empreendimento estar sobre um aquífero que pertence não só a Pernambuco, mas também a Paraíba, e esta não foi ouvida.”  Desabafa a Sra. Ceça.

Em uma das audiências públicas que participou, Ceça diz que nenhuma de suas perguntas foram respondidas pelos técnicos presentes. Por exemplo quando diz ter perguntado por que a Fábrica de bebidas Nobel exigiu que o distanciamento mínimo do Aterro fosse de 8km e por que não foi dada a mesma distância do Rio Arataca?

Ceça diz que indústrias de bebidas, como é o caso da Ambev, decidem se instalar nesta região por causa da qualidade da água. Mas que isso está em risco, visto que os lençóis freáticos correm o sério risco de serem contaminados.

Redação do Informe-PE, Reportagem: Marcelo Francisco

2 thoughts on “Ex-Deputada Ceça Ribeiro desabafa sobre o Aterro de Igarassu

  1. O Comentário acima foi removido por se passar por outra pessoa. O Portal Informe-PE respeita os todos os comentários e criticas desde que sejam educativas e/ou construtivas e reafirma o compromisso com a imparcialidade nos fatos e desde já deixa o espaço aberto aos órgãos competentes para resposta a qualquer matéria.

    Não se faça passar por outra pessoa. Não permitimos o roubo de identidade de terceiros nem qualquer comportamento enganador ou que vise enganar outras pessoas.

    O internauta poderá continuar comentando sem moderação dos textos, porem pedimos a todos respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *