domingo, abril 21, 2019
Home > Jaboatão dos Guararapes > Elias Gomes endurece medidas para redução de gastos

Elias Gomes endurece medidas para redução de gastos

Diante da crise econômica e das quedas sucessivas do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), adotou um pacote de medidas de austeridade para contenção de gastos. O mais recente foi o contingenciamento de 10% dos salários dos comissionados, incluindo o do próprio prefeito, vice e secretários. Isso representa uma economia de R$ 600 mil na folha de pagamento. Outra iniciativa foi a redução do expediente das 8h às 14h nas repartições públicas do município, com exceção das que lidam com serviços básicos.

De acordo com o decreto publicado no dia 9, o contingenciamento já vale para este mês de dezembro. O texto não especifica, porém, um prazo limite para essa medida, que atinge diretamente o bolso dos funcionários. A secretária de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Mirtes Cordeiro, espera que a arrecadação comece a reagir a partir de fevereiro. “É quando temos o lançamento do IPTU, por exemplo. Mas não é possível dizer o fim. Só quando observarmos o reequilíbrio das contas”, explica. O município tem hoje 11.200 funcionários, sendo 5.600 efetivos, 4.400 contratados e 1.200 comissionados, em números arredondados.

O corte sistemático de gastos vem sendo adotado desde outubro. As primeira medidas foram a redução da despesa com combustível e o uso de veículos por secretários e empresas. “Estamos fazendo para prevenir e manter os nossos serviços básicos”, diz a secretária. Está em fase de elaboração, ainda, uma reforma na estrutura organizacional das secretarias, que provocará um corte no quadro de comissionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *