terça-feira, agosto 14, 2018
Home > Saúde > Dicas de Saúde com Luciana Veríssimo

Dicas de Saúde com Luciana Veríssimo

Vamos conversar hoje sobre uma técnica de massagem muito falada, mas muito pouco entendida: DRENAGEM LINFÁTICA. Por falta de informação as pessoas recebem uma massagem e não sabem o que está sendo feito no corpo delas e, por confiarem no profissional, deixam que façam manobras erradas e desnecessárias que inclusive causam dor e hematomas.

A drenagem linfática é uma técnica específica de massagem, que tem por finalidade esvaziar os líquidos e os resíduos metabólicos por meio de manobras nas vias linfáticas e linfonodos. Para aplicação da técnica é necessário que o profissional tenha conhecimento da anatomia do sistema linfático, para auxiliar corretamente o organismo a realizar o trabalho de eliminar os excessos de líquidos.

Caracteriza-se por movimentos lentos, muito suaves e precisos e por um trabalho intensivo realizado nos gânglios linfáticos. Por isso mesmo é impossível sentir dor ou ficar com manchas corporais após uma sessão correta de drenagem. É ótima pra relaxar pela suavidade como é feita.

É altamente recomendada aplicação em situações pré e pós-cirúrgicas, pois prepara o organismo para o procedimento, estimulando a não-retenção de líquidos e ajuda na recuperação e diminuição dos inchaços no período pós-cirurgia, atuando positivamente na cicatrização.

Como a drenagem atua na diminuição de líquidos no organismo, melhora também o aspecto da celulite. As ‘marcas’ da celulite são iniciadas por esse acúmulo de água e resíduos em locais de concentração de células de gordura. Com o tempo vão afetando as camadas da pele e tornam-se visíveis na superfície, é quando chamamos de ‘aspecto casca de laranja’. Ou seja, mesmo quando não são visíveis, não quer dizer q não exista celulite.

Existem aparelhos que auxiliam o profissional a aplicar a técnica, mas nada substitui o contato das mãos do massoterapeuta. É comprovado em pesquisas que a forma manual de aplicação de toda e qualquer técnica de massagem garante melhores resultados finais.

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre o assunto de forma simples, para fácil entendimento. Você pode entrar em contato através do email verissimo.luciana@gmail.com e tirar outras dúvidas sobre este ou outros assuntos relacionados, pode também colaborar com sugestões de assuntos.

Lembre-se que agora toda quinta-feira estarei ao vivo na Rádio Esperança FM 104,9 (www.esperancafm.net), a partir das 11h no Programa Alta Freqüência com Sidclay Alves, conversando sobre o tema da semana aqui do ‘Dicas de Saúde com Luciana Veríssimo’. Ligue, converse ao vivo comigo e tire suas dúvidas! Até a próxima!

2 thoughts on “Dicas de Saúde com Luciana Veríssimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *