segunda-feira, abril 22, 2019
Home > Destaque > Devotos participam da Buscada de São Gonçalo em Itapissuma

Devotos participam da Buscada de São Gonçalo em Itapissuma

Devotos rendem homenagens a São Gonçalo do Amarante em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR), neste domingo (13). Na abertura da 158ª edição da festa do padroeiro da cidade, os fiéis participam da Buscada de São Gonçalo, procissão realizada no mar que conta com a participação do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Milhares de pessoas – entre pescadores, devotos, romeiros, populares e turistas – se reuniram no Forte Orange, em Itamaracá, também na RMR, para buscar a imagem de São Gonçalo, que foi levada no domingo passado (13) para a ilha. Em barcos, eles levam a imagem de volta para Itapissuma, para devolvê-la à Matriz de São Gonçalo.

Até o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, acompanha a procissão marítima dentro de uma embarcação. Ele está junto com o pároco de Itapissuma, o padre Ivan Maciel e, pela primeira vez, participa da procissão dentro dos barcos.

“É um momento de grande importância para nossa cidade, para nosso povo e para nossa fé. É uma festa de cunho religioso, de fé”, comentou o Padre Ivan Maciel, da Paróquia de Itapissuma.

O cortejo vai descer no Pier de Itapissuma, de onde parte em procissão terrestre pela cidade até a igreja, onde dom Fernando presidirá uma missa campal, em honra ao padroeiro.

Segundo o padre Ivan Maciel, a tradição da festa ainda ajuda a alavancar o turismo do município. “Um ponto forte é que atrai pessoas de todas as regiões daqui. É uma das maiores festas do Litoral Norte. É uma alegria muito grande pra nossa cultura e para o nosso desenvolvimento econômico”, disse. “Meu pedido é que a festa possa aumentar nosso amor a Deus e tornar o mundo melhor”, concluiu.

No próximo domingo (20), o bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, irá celebrar a missa de encerramento da Festa de São Gonçalo.

Fonte: FolhaPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *