terça-feira, novembro 20, 2018
Home > Tecnologias > Cientistas descobrem enzima que pode suprimir o sono

Cientistas descobrem enzima que pode suprimir o sono

A insônia, tão frequente na vida de muitos de nós, pode estar com os dias contados. Pesquisadores americanos afirmam ter descoberto uma solução para suprimir o sono e acordar as pessoas, ou então “chamá-lo” para que possamos ter uma noite melhor.

O processo envolve o bloqueio de uma enzima chamada “pedunculopontine tegmental nucleus” (PPT) que, ao ser combinada com determinados compostos químicos, causa tanto o estágio inicial quanto final do REM (movimento rápido dos olhos), que indica nosso grau de profundidade do sono. 

“O fator ‘dormir’, uma das coisas mais misteriosas da consciência, é regulado por um delicado equilíbrio de inúmeras características como processos biológicos, meio ambiente e o próprio comportamento do indivíduo. No entanto, os mecanismos envolvidos na regulação do sono não são bem compreendidos”, explica Subimal Dutta, autor do estudo publicado noThe Journal of Neuroscience.

O objetivo final da pesquisa é aprofundar a compreensão de como o sono é controlado a nível celular, o que poderia levar a encontrar as causas e curas para uma variedade de distúrbios relacionados a ele.

De acordo com Dutta, os tratamentos atuais para distúrbios do sono não alcançam o resultado ideal e, geralmente, são acompanhados de muitos efeitos colaterais indesejáveis. Além disso, uma abordagem mais específica para tratar essas anomalias seria de grande benefício para a saúde pública.

Do Olhar Digital 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *