quinta-feira, dezembro 13, 2018
Home > Olinda > Câmara de Olinda aprova projeto de Marcelo Santa Cruz instituindo a “Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas”

Câmara de Olinda aprova projeto de Marcelo Santa Cruz instituindo a “Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas”

Inspirado na VII edição da Fliporto, que se prolongará até amanhã (15), a Câmara Municipal de Olinda, onde o evento está se realizando, aprovou um projeto de autoria do vereador Marcelo Santa Cruz (PT) instituindo a “Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas”.  Para virar lei, só falta agora a sanção do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB).

Para efeito do projeto, “livro é no seu conceito tradicional o conjunto de ideias expressas em textos, imagens, desenhos e/ou fotos que o ilustra e impresso em papel, tinta e encadernado”.

Literatura, diz o texto do projeto, “são todas as criações poéticas, ficcionais, dramáticas, humanísticas, biográficas ou autobiográficas, desde que guardem uma ordem de reflexão e beleza em todos os níveis da sociedade, envolvendo os mais variados  tipos de cultura, compreendendo o folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção humana”.

E Biblioteca “é o ambiente preparado para a realização de pesquisas, leituras espontâneas empréstimos de livros e atividades de mediação de leitura”.

Para a elaboração desta política, prossegue o projeto do vereador, “é necessário  que as Secretarias de Patrimônio e Cultura e Educação convoquem a sociedade civil, o Poder Legislativo, o Conselho Municipal de Políticas Culturais, instâncias governamentais federais e estaduais da área de cultura, instituições ligadas aos setor e demais interessados”.

Bom saber que ainda existe político no Brasil preocupado com livro, leitura e biblioteca, já que somos um dos países do mundo onde menos se lê.

Do Blog de Inaldo Sampaio 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *