sábado, outubro 20, 2018
Home > Alepe > Assembleia promove sessão especial sobre Dia de Combate às Drogas

Assembleia promove sessão especial sobre Dia de Combate às Drogas

O Dia Mundial de Combate às Drogas, comemorado em 26 de junho, foi instituído pela ONU em 1987. Todo ano, são realizadas campanhas nacionais e internacionais de combate ao uso de entorpecentes. Inserida no debate em torno do assunto, a Assembleia realizou, nesta quinta (16.6), um Grande Expediente Especial para registrar a passagem da data. O evento foi sugerido pelo deputado Pastor Cleiton Collins, do PSC.

De acordo com Eriberto Medeiros, do PTC, que presidiu a solenidade, a proliferação do consumo de drogas continua crescendo e ameaçando a instituição familiar. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo tem cerca de 200 milhões de usuários. O deputado ressaltou que o comércio do narcotráfico está cada vez mais poderoso. Os cartéis mexicanos, por exemplo, faturam em torno de 40 bilhões de dólares anuais, atuando em países como Inglaterra, Austrália e Paquistão.

Os maiores produtores de droga na América do Sul são a Colômbia, Peru e Bolívia, fato que alerta as autoridades brasileiras em relação às fronteiras com esses países.  Para o deputado Cleiton Collins, o problema exige ações integradas entre o Poder Público e a sociedade. O deputado aproveitou a ocasião para criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal de liberar a realização da Marcha da Maconha.

A sessão especial contou com a presença de demais parlamentares da Casa Joaquim Nabuco, representantes do Poder Executivo, Ministério Público, Polícia Federal e organizações da sociedade civil. Entre elas, a ONG Saravida, que, há cinco anos, transfere, por um dia, os trabalhos realizados em sua sede para a Assembleia. A entidade atua na prevenção do uso das drogas e no atendimento aos dependentes químicos. Coordenadora da ONG, Michele Collins salientou o crescente envolvimento dos funcionários da Alepe com as ações do Saravida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *