terça-feira, agosto 21, 2018
Home > Alepe > Assembleia encerra 2011 com a aprovação de 3.959 proposições

Assembleia encerra 2011 com a aprovação de 3.959 proposições

A contribuição da Assembleia Legislativa ao crescimento de Pernambuco foi novamente marcante em 2011. Este ano, a Casa Joaquim Nabuco aprovou nada menos que 3.959 proposições, sendo 599 projetos de lei ordinária, 39 de lei complementar, 82 de resolução, 2.686 indicações e 970 requerimentos. Nesta quarta (21 de dezembro), o presidente do Legislativo, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, apresentou o balanço anual das atividades da Casa, na reunião plenária de encerramento do período legislativo ordinário. Segundo Uchoa, foi um saldo de produção legislativa muito positivo, com uma grande participação dos deputados nas reuniões plenárias, Comissões e Frentes Parlamentares. Ele ressaltou o trabalho intelectual realizado, que envolveu tempo e paciência.

Entre os projetos de destaque apreciados pela Casa em 2011 está à matéria do Executivo que instituiu o Programa Ganhe o Mundo, dando aos estudantes do Ensino Médio da rede pública a oportunidade de fazer intercâmbio no exterior. Propostas em sintonia com o crescimento de Pernambuco também foram acatadas, a exemplo da matéria que institui o Programa de Financiamento do Setor Automotivo (PROFISA).

Outras iniciativas dos deputados e da Mesa Diretora foram citadas por Uchoa, a exemplo da criação de cinco Comissões Especiais, sete Frentes Parlamentares, e da CPI da Telefonia Móvel. A Assembleia também marcou presença em eventos importantes da cena cultural pernambucana, como a Bienal Internacional do Livro.

A partir desta quinta (22), a Casa inicia o período de autoconvocação para apreciar projetos do Executivo. A Assembleia ainda está aguardando a chegada das matérias. A reunião plenária de instalação acontece às 10 da manhã e, logo após, as Comissões Técnicas se reúnem para emitir pareceres. À tarde, acontecem duas reuniões plenárias para a primeira e segunda votação das propostas. Na sexta (23), termina a autoconvocação, com uma reunião plenária às 10 da manhã para votar a redação final dos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *